Linguagem verbal e não verbal







Para expressar suas ideias, o ser humano utiliza de diversas formas e meios de comunicação.

Comunicação é o processo de transmitir informações para outras pessoas, utilizando de um meio apropriado para isto. A comunicação possui os seguintes elementos:

  • Comunicador: a pessoa que transmite a informação;
  • Receptor: aquele recebe a informação;
  • Meio: pelo qual a informação é transmitida;
  • Linguagem: utilizada para a comunicação, define um conjunto de padrões e ações que visam tornar uma informação apropriada para a compreensão daquele que recebe o comunicado.
  • Ruído: qualquer evento que distorça a integridade da comunicação. 

Linguagem verbal

Chama-se de linguagem verbal àquela que utiliza palavras organizadas de forma a oferecer um sentido a quem nos comunicamos. Por exemplo, se falo: "Maria, vem jantar", estou utilizando palavras para definir a quem se direciona a comunicação e o que quero que a pessoa faça.

A origem do termo "verbo" vem do latim verbum que significa justamente "palavra". A definição não-formal de palavras é que estas são conjuntos de sons associados a uma coisa específica e que podem ser escritas através do uso de símbolos. Desta forma, a linguagem verbal pode ser falada ou ser escrita. Em geral, o processo de utilização de linguagem verbal pode sofrer diversos ruídos de interpretação já que ela é exclusivamente dependente do contexto do ambiente da comunicação e da formação sócio-cultural daqueles que estabelecem a comunicação. Por exemplo, se falarmos: "João é um gato", uma pessoa que não possua a cultura de determinar que "gato" significa "bonito", poderá não entender o sentido da frase. Outro exemplo, se falar: "Maria, pise levemente na embreagem do carro", Maria talvez não compreenda o que é "levemente" de acordo com o que eu disse e pise fortemente, pois é o "levemente" no contexto dela.

Pressupõe-se em um concurso, prova ou seleção que uma pessoa possua capacidade de possuir um vocabulário adequado de palavras, compreenda adequadamente o sentido das palavras deste vocabulário, conheça as funções destas na elaboração de sentenças e possa substitui-las por outras com o mesmo sentido para não tornar a comunicação enfadonha e apresentar textos sucintos. Em raros casos exige-se o conhecimento de palavras e frases informais, exceto nos casos em que estas devam ser reescritas na linguagem formal. Exemplo: Qual seria a forma correta de escrever "Nós vai" ? Seria "Nós vamos" ou "A gente vai".

Linguagem não-verbal

Chama-se de linguagem verbal àquela que utiliza qualquer meio que não sejam palavras para exprimir uma mensagem: podem incluir gestos, expressões faciais, símbolos, sons, imagens, cores e qualquer outro meio. Por exemplo, o juiz de futebol que retira o cartão vermelho para um jogador, simboliza que o jogador foi expulso. Alguém que coloca o indicador sobre os lábios pode simbolizar silêncio.

A linguagem não-verbal é natural dos animais e dos seres humanos, já que é aquela que possuímos desde que nascemos e antes que tenhamos um ensino formal. Desta forma, buscamos reconhecer sons, imagens, sinais e cores associados às diversas coisas do dia-a-dia. No entanto, a comunicação não-verbal também é dependente do contexto e da formação socio-cultural do indivíduo: um gesto normal para uma pessoa de um país, por exemplo, pode ser uma ofensa para uma pessoa de outro país. Em outros casos, uma comunicação não-verbal pode não ser entendida. Ao possuir uma educação formal, objetiva-se tornar a linguagem não-verbal mais padronizada e integrada com a comunicação escrita. Exemplos de sinais não-verbais padronizados são os sinais de trânsito, os gestos de juízes de jogos desportivos, entre outros.

Provas, seleções e concursos, em geral, utilizam figuras, charges e outros formatos para que o usuário interprete uma determinada situação descrita na questão. Desta forma, o candidato deve ter a capacidade lógica de compreender a linguagem não-verbal, evitar divagar demais sobre o que significa a situação e fazer paralelos da situação descrita com o contexto da prova.






Recomendado para vc



Leia +





Você também deveria ler


Downloads Úteis: Adobe Acrobat PDF - VLC - Music and Video



O conteúdo da Revista Brasileira de Web é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil, exceto quando especificado claramente em contrário. Este é um site de conteúdos diversos e dicas gerais e não substitui a consultoria de um profissional devidamente qualificado. Isto significa que os assuntos aqui abordados possuem caráter geral e podem não ser adequados no seu caso. Leia nossos Termos de Uso e Privacidade.

close
Facebook IconTwitter IconVisit Our Blog